Nota de Pesar
No dia 13/05/2017 a Comunidade Cartográfica perdeu um de seus ícones de maior destaque, o Engenheiro Cartógrafo Paulo Cesar Teixeira Trino.

Com sua personalidade marcante, e imensa obstinação, dedicou grande parte de sua vida profissional à causa da Cartografia.

Exerceu sua efetiva liderança desde o início de sua carreira, quando assumiu, simultaneamente, a Presidência de três importantes instituições da atividade cartográfica, a Sociedade Brasileira de Cartografia - SBC, a Associação Nacional de Empresas de Aerolevantamento - ANEA e a Associação Brasileira de engenheiros Cartógrafos - ABEC. Voltou a exercer a presidência destas instituições por diversas vezes, sempre com a dedicação e vontade iguais aos seus primeiros mandatos. Até sábado passado, quando nos deixou, exercia cumulativamente as presidências da SBC e da ANEA.

Exerceu ainda, por longos anos, como representante da ANEA, o cargo de Conselheiro Titular na Comissão Nacional de Cartografia - CONCAR.

Profundo conhecedor da História Universal, donde aprimorou sua capacidade de formulação de estratégias, sempre em benefício da Cartografia, pela qual, além de conhecedor de seus detalhes históricos, lutou continuamente por seu desenvolvimento tanto junto à comunidade brasileira quanto à comunidade internacional. Sempre com a finalidade de aprimorar seu conhecimento, cursou a Escola Superior de Guerra - ESG, tendo realizado como conclusão de curso, importante trabalho tendo como tema a Cartografia.

Paulo Cesar deixa de luto nossa comunidade, na qual fez grandes e numerosos amigos e admiradores.